A mastologia é o ramo da Medicina responsável pelo cuidado das mamas, realizando o estudo, o diagnóstico e o tratamento de condições que possam afetar essa região do corpo, como nódulos de mama benignos ou malignos, mastites (inflamação das mamas), dor mamária, rastreamento de câncer em todas as mulheres, inclusive em pacientes com alto risco de câncer de mama. Auxilia também as paciente que estão no período de amamentação, as lactantes,
A mastologia cuida também da mama masculina, com problemas como nódulos de mama, benignos ou malignos, a assimetria dos seios masculinos ou ginecomastia (aumento das glândulas mamárias nos homens.
Em relação ao câncer de mama, o médico mastologista realiza o trabalho de prevenção e o diagnóstico da doença. Uma vez que é confirmada a presença do câncer, o mastologista trabalha em conjunto com a oncologia para o melhor tratamento da paciente, esse pode contemplar cirurgias, quimioterapia, radioterapia, imunoterapia e terapias-alvo.
Para realizar diagnósticos, a especialidade médica conta com os exames como a mamografia, ultrassom das mamas, e a ressonância magnética. Caso sejam encontradas alterações, podem ser solicitadas punções e biópsias.
Mulheres e homens com histórico familiar de câncer de mama devem procurar o mastologista mais cedo e seguir a frequência de consultas recomendada pelo médico.
Qualquer alteração detectada no autoexame, por exemplo, merece ser investigada por um médico da mastologia.